CORONAVÍRUS


INFORMAÇÕES GERAIS


O que são coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais e humanos. Em humanos, os coronavírus provocam infecções respiratórias, que variam do resfriado comum a graves doenças, com a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto, recentemente, causa a doença COVID-19.

O que é a COVID-19?
COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo último coronavírus descoberto em dezembro de 2019. Este novo vírus, chamado SARS-COv2, e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, na China.

Quais são os sintomas da COVID-19?
Sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Alguns casos podem apresentar dores, congestão nasal, coriza ou dor de garganta. Esses sintomas geralmente. São leves e começam gradualmente.


Período de Incubação

Período de Incubação O período médio de incubação da infecção por coronavírus é de 5 dias, com intervalo que pode chegar até 12 dias.


Transmissão

Pode ser transmitido entre pessoas. A doença pode se espalhar por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca expelidas por uma pessoa com COVID-19 quando tosse ou espirra, essas gotículas podem contaminar diretamente as pessoas que estiverem próximas (até 1 metro) por inalação, ou ficar depositadas em superfícies e objetos, promovendo a transmissão indireta, principalmente pelo contato com as mãos. O vírus pode se manter vivo por vários dias em superfícies de plástico e metal.


Período de Transmissibilidade

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARS-CoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do Novo Coronavírus (COVID-19) sugerem que a transmissão possa ocorrer, mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informação suficiente que defina quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus. Grupos de maior risco?

A doença é mais agressiva em pessoas acima de 60 anos, com doenças crônicas ou imunossuprimidas, isto é, com comprometimento da imunidade. Por isso, os pacientes oncológicos, recebendo quimioterapia ou radioterapia, correm risco de desenvolver um quadro maior gravidade, caso contraiam a doença.


Medidas que ajudam a reduzir a contaminação

• Reduzir o convívio social é a medida mais eficaz para evitar o contágio;
• Ao cumprimentar alguém, não faça contato físico – nada de beijos, abraços ou apertos de mão;
• Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel, várias vezes ao dia, pelo menos 20 segundos;
• Não leve a mão ao rosto e á boca sem antes lavá-las;
• Mantenha o cabelo preso, evitando assim tocar a face;
• Peça que as visitas lavem as mãos ao chegar em sua casa.
• Caso sai evite aglomerações e busque manter distância (no mínimo 1 metro) de qualquer pessoa que pareça apresentar problemas respiratórios;
• Limpe seu celular e outros equipamentos eletrônicos de uso regular com álcool;
• Evite usar transporte público;

primeira página 1 última página

CSPM 2020. Todos os direitos reservados | Produzido por: Agência CS Digital