Dicas de Saúde

Passa o dia todo sentado? Invista em alimentos como carnes e banana - Dica de Saúde

Ficar o dia todo sentado com as pernas para baixo pode causar inchaços e dores nos membros inferiores
Fazer uma parada de 15 minutos a cada três horas de viagem para esticar as pernas é essencial para estimular a circulação e evitar esses males
Frutas, saladas, ovo cozido e carne grelhada e oleaginosas são os melhores alimentos para melhorar a circulação de quem fica muito tempo parado
Para que todos os órgãos e sistemas funcionem adequadamente, o sangue precisa circular pelo corpo em um ritmo que acompanhe o bombeamento do coração. Quando estamos em pé, deitados ou em movimento e não existem problemas no sistema circulatório, isso é natural. Quando sentamos, porém, o trânsito sanguíneo pode ser afetado --especialmente se a posição for mantida por muitas horas.

A complicação está no retorno do sangue dos pés para o coração. Na passagem da panturrilha para a parte superior do corpo, a circulação fica mais lenta ao tentar transpor, contra a gravidade, o obstáculo do joelho dobrado. Resultado: pés, tornozelos e pernas inchados, dores nos joelhos, cãibras nas panturrilhas e risco de trombose venosa.

Para evitar esses problemas quando se fica muito tempo parado, a recomendação médica é fazer uma parada a cada três horas para esticar as pernas por pelo menos 15 minutos. E a alimentação pode ajudar também.

Apresentamos alimentos benéficos e o que é melhor evitar. A lista foi elaborada com a ajuda do angiologista Bruno de Lima Naves, vice-presidente e coordenador do Departamento Científico de Doenças Venosas da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular), do nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), e da nutricionista Fabiana Poltronieri, coordenadora da Comissão de Ética do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região).

Coloque no prato
Maçã e outras frutas Maçã, pera, nectarina e pêssego são algumas das melhores frutas para manter o corpo hidratado durante o trajeto sem que haja a urgência de ir ao banheiro causada pela ingestão de muita água, suco ou chá. A hidratação ajuda a minimizar inchaços e cãibras causados pela posição sentada.

Banana Riquíssima em potássio, é a fruta ideal para evitar as cãibras que podem ser causadas pelo excesso de ácido lático, que fica armazenado nos músculos das panturrilhas após a prática de exercícios ou atividades mais intensas - elas ocorrem especialmente quando o corpo está parado.

Salada de legumes Os legumes como beterraba, pepino, cenoura, entre outros, são hidratantes, nutritivos e de armazenamento funcional, auxiliando na prevenção de inchaços nas pernas, tornozelos e pés.

Ovo cozido O ovo cozido é rico em ômega 3 e vitamina E, que são anti-inflamatórios e antioxidantes e previnem a coagulação, o que minimiza o risco de trombose.

Carne grelhada A carne é fonte de mioglubina, substância que facilita o transporte de oxigênio pelos músculos e evita inchaços.

Oleaginosas Alimentos como castanhas, amêndoas ou nozes são ricos em magnésio e potássio, evitam as cãibras --a ausência deles no organismo facilita a contração rápida e dolorida dos músculos.

Evite comer
Frituras e comidas gordurosas Têm digestão extremamente lenta e prejudicam a função dos sistemas circulatório e linfático, acarretando em inchaços nos tornozelos e nos pés.

Procure sempre orientação médica.

primeira página 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 última página

CSPM 2020. Todos os direitos reservados | Produzido por: Agência CS Digital