Dicas de Saúde

Veja o Tempo de Digestão de Diferentes Alimentos - Dica de Saúde

Vamos falar um pouco sobre comida? Durante a maior parte do dia nós precisamos lidar com o quê, quando e onde vamos comer, ou seja, estamos sempre pensando em comida. É claro o motivo pelo qual é importante fazer isso e quais são os benefícios da alimentação consciente e planejada, mas há outro lado no assunto que muitos não prestam atenção suficiente. A falta de informação sobre o tempo de digestão de vários alimentos pode afetar negativamente a nossa saúde e sensação de bem-estar geral, bem como as várias dietas que tentamos manter. Embora o tempo que os diferentes alimentos digerem no corpo possa variar de pessoa para pessoa devido a condições físicas, várias características do sistema digestivo, idade e até mesmo sexo, recomenda-se que você conheça o tempo médio digestivo de diferentes alimentos, para que possa gerenciar suas refeições corretamente e estar sempre cheio de energia.

O que é o tempo digestivo?

Se simplificarmos este termo, podemos definir o tempo de digestão como a duração do processo no qual a comida que comemos se quebra em pedaços muito pequenos que são passados ​​pelo sistema digestivo para a corrente sanguínea. A este respeito, pode-se dizer que, em geral, a comida que consumimos é dividida em duas categorias: alimentos que são digeridos rapidamente e aqueles que são digeridos lentamente. Se a sua dieta é baseada em alimentos de digestão rápida, você pode acabar comendo mais do que realmente precisa, porque logo depois de ter comido a quebra será rápida no sistema digestivo e você estará com fome novamente. Este tipo de comida concede um "aumento de energia", em outras palavras, um salto nos níveis de glicose. É verdade que a energia instantânea parece ser uma coisa boa, mas se seu corpo estiver cheio de glicose, ele só usará o quanto precisa e o excesso pode se transformar em gordura. A digestão lenta, por outro lado, faz com que o aumento dos níveis de açúcar no sangue fique bem mais lento e fornece energia mais estável e equilibrada ao corpo. Mas se você comer apenas alimentos lentamente digeridos, fará com que seu sistema digestivo trabalhe sem parar ao longo do dia, deixando seu corpo lento.

Comendo corretamente de acordo com o tempo de digestão

Em geral, não é recomendado misturar alimentos que são digeridos em diferentes velocidades em uma refeição. Você deve evitar comer alimentos que são digeridos rapidamente depois de comer alimentos lentamente digeridos. Isso ocorre porque o processo digestivo das primeiras porções de alimentos ainda não acabou e você pode prejudicar seu sistema digestivo. O almoço é a melhor hora para comer alimentos com diferentes tempos digestivos, porque neste momento o nosso sistema digestivo funciona melhor. De manhã e à noite, você deve comer alimentos leves que quebram rapidamente no organismo, de modo que na parte da manhã você receba um aumento imediato de energia e à noite não sobrecarregue o estômago.

Água

A água entra imediatamente nos intestinos e não perde tempo desnecessário digerindo. Além disso, se você beber apenas água, e não qualquer outra bebidas, coisas boas acontecerão ao seu corpo. Juntamente com um gole de água fria nos dias quentes de verão, é altamente recomendável.

Sucos de frutas e vegetais

Os sucos de frutas e vegetais levam de 15 a 20 minutos para se decomporem no sistema digestivo e podem ser consumidos como um café da manhã leve. Além disso, se você quiser fazer sucos e bebidas realmente saudáveis!

Vegetais frescos

Diferentes tipos de vegetais têm uma variedade de benefícios à saúde, tendo o tempo de digestão variando de 30 a 40 minutos.

Legumes cozidos e cozidos no vapor

Depois de cozidos ou assados, os vegetais consumidos demoram cerca de 40 minutos para serem digeridos.

Peixe

A maioria de nós ama comer peixe e aprecia a rica textura e sabor que muda de acordo com o peixe e a receita que escolhemos. É importante saber que o tempo de digestão de todos os peixes varia de 45 a 60 minutos. Clique aqui para conhecer os erros comuns que as pessoas cometem ao escolher, preparar e cozinhar peixe, bem como a melhor forma de cozinhá-lo para que ele retenha seu valor de saúde!

Salada com azeite

Quem entre nós não gosta de saborear uma salada rica em vegetais saudáveis? Quase todos nós gostamos tanto, e é muito importante que você saiba que essas saladas levam cerca de uma hora para serem digeridas no estômago.

Vegetais amiláceos

Muitos vegetais contêm amido, entre eles: batata,  berinjela, cenoura, batata doce, ervilha, abóbora, beterraba, rabanete, nabo, milho, alcachofra, salsa, aipo, rabanete e muito mais. É importante que você saiba que o tempo de digestão desses alimentos é maior que o restante dos vegetais e que o corpo demora entre uma hora e meia a duas horas para digeri-los.

Grãos

Nesta lista, você encontrará arroz, trigo sarraceno, quinoa e muito mais. A digestão de todos os grãos leva cerca de duas horas.

Lacticínios

Os produtos lácteos são os favoritos de quase todo mundo. Junto com o grande amor por diferentes produtos lácteos, você deve saber que seu tempo digestivo é de duas horas.

Nozes

Todas as nozes são muito saborosas e podem ser usadas como um petisco energético rápido e nutritivo. Assim como os benefícios para a saúde que elas proporcionam, é importante saber que seu tempo digestivo leva cerca de 3 horas.

Frango

Muitos de nós amamos frango, seja assado, cozido ou frito, pois seu sabor nos fascina. É importante que você saiba que o tempo de digestão da carne de frango pode durar de uma hora e meia a duas horas.

Carne

Carnes de todos os tipos são muito populares em todo o mundo. A variedade de maneiras de cozinhar e preparar carne é o que a torna tão desejável, mas você deve saber que o organismo leva de três a quatro horas para digeri-la. Clique aqui para aprender a descongelar corretamente sua carne!
 
Resumindo…

Agora que você aprendeu os tempos digestivos de vários alimentos, tente criar um cardápio diário que beneficiará seu sistema digestivo. Você também adquiriu um amplo conhecimento, incluindo várias receitas e benefícios de saúde, e pode transmitir a seus amigos e familiares para que eles também possam utilizá-los.

Procure sempre orientação médica.

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