Dicas de Saúde

Hábitos posturais que prejudicam a sua coluna e como corrigi-los - Dica de Saúde

Estes costumes podem ser a causa das dores e até mesmo problemas mais sérios nas suas costas! Confira quais são eles e as formas de cuidar da postura

Problemas na coluna tais como lombalgia, hérnia e escoliose, geralmente, são resultados de posições erradas em atividades cotidianas e também de alguns hábitos posturais que prejudicam a coluna, mas são adotados ao longo da vida. A fisioterapeuta e especialista em traumatologia e ortopedia Patrícia Prieto explica que outro grande problema que contribui para o surgimento de problemas cervicais é o vício postural.

"Com o passar dos anos as pessoas acabam criando hábitos que acarretam em um desequilíbrio postural e, consequentemente, lesões em todo o tronco. Por exemplo, cruzar a perna sempre para o mesmo lado ao sentar, carregar a bolsa no mesmo ombro, entre outros".

De acordo com a fisioterapeuta, é preciso desenvolver consciência corporal a partir de atividades físicas diárias. Corrigir a postura aos poucos a partir de um simples alongamento em casa mesmo, além de praticar exercícios, principalmente os de baixo impacto, como hidroginástica, pilates e yoga.

Mas, se as dores forem intensas e frequentes, elas precisam ser investigadas por um especialista. Conheça os principais hábitos posturais que prejudicam a coluna:

Hábitos posturais que prejudicam a coluna

1) Uso do computador
Outro hábito que impacta milhões de brasileiros diariamente é a postura incorreta ao utilizar o computador. Ao fazer o uso, o ideal é que os antebraços estejam apoiados na mesa de trabalho e evitar torções de corpo inteiro. Neste caso o ideal é usar cadeiras que girem com facilidade e assim manter a coluna ereta.

Outra dica é ajustar a tela do computador para que ao olhar o queixo permaneça paralelo ao chão. "Evite baixar a cabeça para ler ou escrever. A cabeça pesa em média 5 kg e, ao baixá-la para ler, a coluna terá que suportar um peso que pode chegar a 13 kg", explica Patrícia.

2) Mochila ou bolsa muito pesada
Segundo a especialista, o peso é uma das piores coisas para a coluna e por isso, deve-se tomar muito cuidado ao usar mochilas ou bolsas. No caso das mochilas, elas devem estar sempre apoiadas nos dois ombros e com as alças bem ajustadas às costas.

De outra forma, o peso fica desequilibrado empurrando um dos ombros mais para baixo ou deixando o quadril torto. O peso máximo de uma mochila deve ser equivalente a 10% do peso da pessoa que irá carregá-la.

Já com as bolsas, o ideal é dar preferência aos modelos com alça transversal para equilibrar o peso nas duas partes do corpo, mas se for utilizá-la em apenas um ombro evite que sejam muito grandes.

3) Salto alto
O uso constante do salto pode trazer malefícios não apenas para a coluna, mas também lesões nos pés e tornozelos. Isso acontece porque o salto altera o centro de gravidade do corpo para frente e para compensar, é necessário empinar os glúteos. Isso pode acabar provocando lordose, entorse do tornozelo, tendinite, entre outros problemas.

O salto ideal para se usar no dia a dia deve ser o de formato quadrado e ter, no máximo, três centímetros permitindo que o peso do corpo fique distribuído igualmente, o que evita o aumento da pressão no ante pé.

4) Cruzar as pernas
Este é um hábito comum entre homens e mulheres que prejudica muito a postura, pois cria um desnível do quadril fazendo com que a coluna lombar fique inclinada. O ideal é se sentar com as pernas entre abertas com os dois pés apoiados no chão e a coluna ereta. Tente praticar.

Além de evitar os hábitos posturais que prejudicam a coluna, tenha mais energia e disposição com o Viva Leve. A gente garante: seu corpo e bolso agradecem!

Procure sempre orientação médica.

primeira página 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 última página

CSPM 2020. Todos os direitos reservados | Produzido por: Agência CS Digital