Dicas de Saúde

Caminhar: Beneficia a Saúde e Qualidade de Vida - Dica de Saúde

Quem deseja iniciar uma rotina saudável com exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida, caminhar é a melhor opção. Pode melhorar muito o organismo, ajudando a fortalecer e prevenir doenças. E ainda pode ajudar no processo de emagrecimento saudável e controle de peso.

Quais os benefícios de caminhar:
Caminhar é uma atividade muito benéfica para a saúde física e emocional. Ajuda a liberar o estresse e promove a sensação de vitalidade e saúde, renovando a energia do corpo e da mente e promovendo o bem estar geral do organismo.

E também beneficia a saúde do organismo em geral:

– Estimula e fortalece o sistema imunológico.

– Reduz a pressão sanguínea.

– Ajuda a diminuir o colesterol ruim ( LDL).

– Beneficia o coração reduzindo o risco de doença cardíaca e derrame.

– Melhora a capacidade cardiorrespiratória.

– Favorece o controle de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

– Ajuda a queimar calorias e assim manter o peso ou emagrecer.

– Fortalece os ossos e tonifica os músculos.

– Melhora os sintomas da depressão.

Qual a forma correta de caminhar:
Caminhar de forma rápida e constante é a melhor forma para aproveitar melhor os muitos benefícios dessa atividade, especialmente se deseja queimar calorias e emagrecer. Caminhar ao ar livre com certeza é a forma mais proveitosa para aliviar o estresse.

– Antes de começar a caminhar, faça um exercício de alongamento e repita esse exercício depois que terminar a caminhada.

– Não caminhe com fome, coma algo saudável antes de caminhar como frutas, como a banana.

– Beba água antes, durante e depois de caminhar para manter o organismo bem hidratado.

– Prefira passos curtos e rápidos. O calcanhar deve tocar primeiro o chão e depois a planta dos pés e na sequência os dedos.

– A postura correta deve manter as costas firmes, os ombros em linha reta, a barriga contraída e a cabeça elevada – olhando para frente.

– Movimente os braços desde os ombros e dobre um pouco os cotovelos.

– Escolha um calçado confortável  para caminhar –  como um tênis indicado para caminhada pois ajudará a absorver o impacto protegendo seu corpo e ajudando a evitar dores nos pés e pernas.

– Respire pelo nariz e expire pela boca.

– Comece  a caminhar devagar e aos poucos acelere o passo, mas sem se cansar demais. Inicie sua caminhada por 30 minutos na primeira semana, e aos poucos aumente para 45 minutos ou mais. Da mesma forma, inicie suas caminhadas por dois ou três dias na semana e aos poucos tente caminhar mais dias, se possível todos os dias.

– Evite caminhar sob o sol muito forte, prefira caminhar pela manhã e ou ao final da tarde.

Caminhar pode proporcionar uma melhor qualidade de vida!

Procure sempre orientação médica.

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