Dicas de Saúde

Entenda por que espreguiçar faz bem para a saúde - Dica de Saúde

Acordar cedo é uma prática que não é fácil para muitas pessoas. E quem nunca passou um tempo enrolando na cama até de fato levantar e começar o dia? Um hábito que ajuda a despertar mais facilmente é o simples ato de alongar. E mais: espreguiçar faz bem para a saúde de diferentes formas, ao ativar o corpo após horas de repouso.

Por que espreguiçar faz bem à saúde?
Confira abaixo todos os benefícios que esse simples hábito diário confere à sua saúde:

Desperta o cérebro

Ao alongar ainda na cama os músculos se esticam, o que faz com que a circulação sanguínea seja ativada. Isso desperta o cérebro e dá o gás necessário para levantar e começar as atividades diárias.

Libera endorfina

A endorfina (hormônio do prazer) é liberada ao espreguiçar, conferindo a sensação de bem-estar logo pela manhã. Além disso, o ato ativa a serotonina, hormônio que dá disposição e ajuda na memória.

Evita dor de cabeça

Um dos tipos mais comuns de dores de cabeça é causado por tensão muscular. E espreguiçar ajuda a evitar isso, uma vez que o cérebro recebe uma mensagem dos músculos que estão relaxados que ele também não precisa ficar tenso.

Lubrifica as articulações

Espreguiçar ajuda na lubrificação das articulações, o que faz com que elas fiquem em ordem e com bom funcionamento.

Ajuda na flexibilidade

Ao longo dos anos, é normal perder a flexibilidade. Ao alongar, você ajuda a preservar isso, evitando ainda problemas na coluna e nos joelhos.

Evita lesões

O alongamento é essencial antes da prática de qualquer atividade física para evitar lesões. E esse hábito deve estar presente na rotina diária, para impedir diferentes tipos de danos musculares.

Alivia dores crônicas

Espreguiçar ajuda a minimizar a tensão das articulações, o que ajuda até mesmo quem sofre de doenças como a fibromialgia, em que a pessoa sente uma dor generalizada e crônica.

Como podem ver, espreguiçar faz bem para a saúde em diferentes aspectos. E a prática deve ser feita não apenas pela manhã. Esse é um hábito que deve ser adotado, por exemplo, por quem trabalha muitas horas sentado.

Como é de conhecimento geral, ficar muito tempo na mesma posição é prejudicial à saúde e estudos comparam os malefícios disso ao hábito de fumar. Isso porque o corpo envia para o cérebro um sinal de perigo, uma vez que os genes responsáveis por controlar o nível de gordura e açúcar param de funcionar. Por isso, durante o dia, não abra mão de fazer exercícios de alongamento, esticando os braços, pernas e costas.

Pequenos cuidados com a saúde e o corpo no dia a dia são essenciais para a sua qualidade de vida. Não abra mão disso! E para outras dicas de saúde, não deixe de acompanhar o nosso site!

Procure sempre orientação médica.

primeira página 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 última página

CSPM 2019. Todos os direitos reservados | Produzido por: Agência CS Digital