Dicas de Saúde

Quando devo ir ao Fisioterapeuta - Dica de Saúde

O fisioterapeuta é o encarregado de nos ajudar a superar problemas e dores nos ossos, músculos e articulações mediante a aplicação de diversos tratamentos, entre os quais pode estar incluído o exercício físico específico, terapias de frio ou calor, massagens e inclusive o uso da eletricidade como ferramenta terapêutica. No entanto, muitas pessoas pensam que a visita a este profissional é destinada apenas a atletas ou pessoas de vida ativa, quando na realidade seu atendimento é primordial em muitos outros casos além das lesões esportivas. Não sabe se deveria marcar uma consulta? No umComo.com.br explicamos a você quando deve ir ao fisioterapeuta para garantir ao máximo sua saúde.

Instruções:
Normalmente, as lesões musculares, sejam elas esportivas ou produto de alguma intervenção cirúrgica ou processo de recuperação, costumam ser uma das principais causas pelas quais consultamos um fisioterapeuta, mas não são a única razão que nos deve levar a visitar este profissional.

O fisioterapeuta não só pode ajudar na nossa recuperação por meio de técnicas não farmacológicas, mas também é um grande aliado na prevenção de futuras lesões e no tratamento de determinadas patologias, facilitando a realização de atividade física e o bem-estar geral.

Uma das razões pelas quais é conveniente consultar um fisioterapeuta é quando uma pessoa conta com problemas de postura que geram dor e desconfortos ou dificultam a prática de atividade esportiva ou a atividade física cotidiana. Este profissional fará uma revisão profunda no paciente e determinará quais são os exercícios mais adequados para corrigir ou melhorar o seu estado físico e facilitar o seu bem-estar cotidiano.

Se o problema não puder ser corrigido apenas com a sua intervenção, este profissional poderá encaminhar o paciente para outro especialista.

Se no passado teve alguma lesão ou dor muscular e deseja prevenir que ela reapareça ou que se transforme em um problema mais grave, então consultar um fisioterapeuta é a decisão acertada. É que este profissional também exerce um importante trabalho preventivo evitando o avanço de certas lesões e guiando o paciente para a realização de atividade física adequada segundo o seu problema atual, sempre com o objetivo de evitar novas lesões.

O fisioterapeuta também pode se tornar um excelente aliado para nos oferecer um treinamento físico adequado segundo o nosso problema: se tivermos sofrido lesões no passado, dores musculares devido a problemas nos pés ou posturais, etc. Sua missão é indicar-nos os melhores exercícios para que possamos nos manter ativos sem comprometer a nossa saúde e bem-estar.

É claro que, além dos casos mencionados anteriormente, é altamente recomendável consultar um fisioterapeuta se tivermos dores musculares persistentes, se sentirmos que depois de uma prática ou atividade física algum músculo ou articulação ficou dolorida ou se, por algum motivo, as atividades físicas realizadas começam a estar limitadas por uma lesão persistente que nos incomoda com frequência.

Em todos estes casos, ser examinado por este profissional pode ser de grande ajuda para melhorar nossa saúde e estado físico.

Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a quando devo ir ao fisioterapeuta, recomendamos que entre na nossa categoria de Massagem e Fisioterapia.

Procure sempre orientação médica.

primeira página 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 última página

CSPM 2018. Todos os direitos reservados | Produzido por: Agência CS Digital