Dicas de Saúde

13 dicas para não desistir da dieta - Dica de Saúde

Por vezes é mais fácil começar uma dieta do que mantê-la: as tentações são muitas, a sensação de fome pode ser desconfortável ou pode simplesmente não acertar com a melhor dieta para si. Saiba como manter-se firme com a dieta, nas alturas quando só lhe apetece desistir.

1 - A dieta ideal
Uma dieta bem sucedida passa por uma escolha inicial acertada, ou seja, terá uma maior probabilidade de desistir da Dieta da Sopa se não gostar particularmente de sopa do que da Dieta Biológica, uma vez que privilegia os produtos biológicos na sua cozinha. Escolha uma dieta que combine com a sua personalidade, gostos alimentares e estilo de vida – será meio caminho andado para o sucesso.

2 - Consulta marcada
Se tem grandes dificuldades em manter uma dieta, uma boa opção é passar a ser seguido por um nutricionista. Para além de contar com um acompanhamento personalizado, terá consultas regulares com o mesmo, o que permite seguir o seu processo. Se tiver alguém a quem mostrar resultados, estará certamente mais motivado para não desistir da dieta.

3 - Diário alimentar
Um dos melhores métodos para manter uma dieta sem qualquer acompanhamento profissional, é manter um diário alimentar. Em que consiste? Anota tudo aquilo que come e bebe diariamente, juntamente com as respectivas calorias – com este registo detalhado será mais fácil verificar onde estão as suas fraquezas e os seus pontos fortes no que toca à alimentação, assim como monitorizar os sucessos e melhorar as áreas de maior tentação.

4 - Estabeleça objectivos e comemore sucessos
Uma dieta é um objectivo a cumprir a médio-longo prazo e, como a maioria dos objectivos que valem a pena, dá o seu trabalho. No entanto, será mais fácil ser bem sucedido na sua dieta se estabelecer metas alcançáveis e realistas, ou seja, “quero perder 2 quilos num mês” – monitorize os seus progressos através de um diário ou registo de perda de peso online e focalize-se no facto de que são apenas 30 dias. No final, se conseguir atingir o objectivo, comemore com uma ida ao cabeleireiro, uma sobremesa deliciosa ou ofereça-se uma camisola nova. Depois, delineie o próximo objectivo e dieta para a frente!

5 - Longe da vista, longe da boca
Um dos principais motivos responsáveis pela desistência de uma dieta é não conseguir dizer não às tentações alimentares que nos rodeiam. A solução? Livrar-se de tudo o que é doce, gorduroso e altamente calórico, enchendo antes o frigorífico e a dispensa com alternativas saudáveis e baixas em calorias. Se não tiver à sua beira as guloseimas que têm minado as suas dietas anteriores, vai evitar cair em tentação e será mais fácil manter o seu caminho rumo ao emagrecimento.

6 - Antes e Depois
A visualização é uma das melhores formas de atingir objectivos, por isso, coloque na porta do frigorífico ou no espelho da casa de banho uma fotografia de como você está agora e outra com uma imagem daquilo que quer atingir com esta dieta. Para além de ser um lembrete diário e uma motivação extra para continuar a cumprir a dieta, mostra-lhe que os resultados finais estão à sua frente, é apenas uma questão de trabalhar para os alcançar!

7 - Privação não
O maior inimigo de uma dieta bem sucedida é a privação total, ou seja, deve permitir-se um pequeno prazer ao longo de toda a duração da dieta. Pode ser um copo de vinho com o jantar, um gelado por semana ou dois quadrados de chocolate depois do almoço – seja o que for, é importante ter algo do qual possa desfrutar diária ou semanalmente e que o ajude a pensar que vale a pena tudo o resto.

8 - Aprenda a comer fora
Muitas pessoas parecem não ter qualquer tipo de problema em manter a dieta quando comem em casa, mas quando chega a altura de almoçar ou jantar fora, “estragam” tudo. Não é difícil manter a dieta quando se come fora, é apenas uma questão de bom senso: aprenda a fazê-lo correctamente e verá que não tem de abdicar de sair só por causa da dieta. No entanto, se este é um problema recorrente, evite, durante uns tempos, o almoço semanal com os colegas de escritório ou a pizza de domingo à noite com os vizinhos.

9 - Não desista
Só porque na noite anterior foi a um jantar de aniversário e cometeu alguns excessos não quer dizer que tem de dar por terminada a dieta! Desistir é fácil, o difícil é voltar à dieta logo no dia seguinte. Os deslizes acontecem e não são sinal de fracasso, são apenas um sinal que tem de se esforçar para continuar em frente. Abusou? Recompense no(s) dia(s) seguinte(s).

10 - Não passe fome.
Fazer uma dieta e conseguir alcançar a perda de peso desejada não implica que tenha de passar fome – se o fizer, não está a seguir uma dieta alimentar saudável. Existem muitas maneiras de emagrecer sem passar fome, por isso, saiba fazer uma dieta inteligente, que não o deixe fisicamente debilitado e com vontade de desistir de imediato.

11 - Quebre a monotonia à mesa
Estar de dieta não quer dizer comer as mesmas comidas desenxabidas todos os dias – aproveite esta altura para comprar um livro de alimentação saudável ou pesquisar algumas receitas novas, aprenda diferentes formas de cozinhar legumes, tempere os alimentos com mais ervas aromáticas e menos sal, em suma, faça de cada refeição um verdadeiro banquete de cores e aromas irresistíveis.

12 - Apoio emocional
Em termos de apoio alimentar, está por sua conta, ou seja, está nas suas mãos aquilo que mete à boca. Embora seguir uma dieta, com a esperança de ser bem-sucedido, não seja tarefa fácil, pode tornar-se mais agradável e até divertido se tiver um amigo ou familiar a acompanhá-lo. Para além de se poderem motivar mutuamente, estarão presentes um para o outro nos bons e nos maus momentos. Em alternativa, procure apoio emocional e motivacional num fórum de dietas.

13 - Mantenha-se ocupado
É mais fácil pensar na comida e na dieta – e consequentemente ceder às tentações – se não estiver ocupado, por isso, mantenha-se entretido, de preferência com alguma actividade física. Ao incluir o exercício físico no seu dia-a-dia irá não só auxiliar a perda de peso, como sentir-se-á mais motivado para seguir uma deita alimentar saudável… e é uma excelente maneira de ocupar o tempo!

Procure sempre orientação médica.
Fonte: aminhadieta.com 

primeira página 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 última página

CSPM 2018. Todos os direitos reservados | Produzido por: Agência CS Digital