Dicas de Saúde

A importância da visita regular ao oftalmologista - Dica de Saúde

Pouca gente considera que uma visita periódica ao oftalmologista pode prevenir doenças e evitando que possíveis problemas se agravem e evoluam – podendo até mesmo levar o paciente à cegueira.

Geralmente as pessoas procuram o especialista quando apresentam algum problema no olho, ou quando não estão enxergando normalmente, com dificuldades para focar imagens de longe ou de perto.

O que muitos não levam em conta é que algumas doenças detectadas com antecedência podem ser prevenidas ou tratadas facilmente. Para se ter uma idéia, eis uma lista com 7 doenças que podem ser diagnosticadas precocemente:

Ametropia:
Erro de refração ocular, como a Miopia (não enxerga claramente de longe), Hipermetropia (não enxerga claramente de perto) e Astigmatismo (visão distorcida de longe e de perto). Podem ser corrigidas com o uso de óculos, lentes e cirurgias a laser.

Catarata:
É a opacificação do cristalino, geralmente acontece após os 60 anos, porém algumas crianças podem já nascer com o problema. O tratamento é cirúrgico e consiste em remover a catarata e implantar uma lente intraocular.

Estrabismo:
A criança pode nascer estrábica (popularmente chamada de vesga), o que, em alguns casos, pode ter relação com alguma doença ocular, como tumor e glaucoma congênito. Existe também a chance de aparecer após os seis meses de vida. Qualquer sinal de desvio dos olhos dos filhos devem ser mostrados ao médico. O tratamento consiste em usar tampão e óculos. Se não resolver, a solução é a cirurgia. Caso não cuide, o incômodo estético permanece, além da possibilidade de prejudicar a visão.

Glaucoma:
É o aumento da pressão nos olhos, que se não tratado pode levar à perda gradual e irreversível da visão. Há a possibilidade de bebês nascerem com a doença. O tratamento consiste no uso de colírios, e ainda existem alternativas como o laser e a realização de cirurgias.

Leucocoria:
É o reflexo esbranquiçado do olho. Em crianças maiores, há a possibilidade de perceber o reflexo branco em fotos comuns. Pode ser sinal de tumor ou de retinopatia da prematuridade (alteração no crescimento da retina), por exemplo. O tratamento depende da avaliação do oftalmologista e pode ser clínico, com laser ou cirurgia. Se não tratado precocemente, há chances de levar à cegueira.

Exoftalmia e proptose:
Alguns motivos podem fazer com que o olho se projete para fora, entre eles estão doenças da tireoide e tumores. É importante que, assim que for notado qualquer assimetria no tamanho e distância dos olhos, se procure um médico rapidamente. O tratamento consiste em solucionar os problemas que causaram os olhos saltados, onde em alguns casos há a necessidade de cirurgia para corrigir também as suas posições.

Procure sempre orientação médica.
Fonte: Portal Visão Laser

primeira página 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 última página

CSPM 2019. Todos os direitos reservados | Produzido por: Agência CS Digital